Dilma Rousseff - Presidente da República Federativa do Brasil < Todos os presidentes do Brasil < História das Eleições < Dossiês < Duplipensar.net  

 
Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil Dilma Rousseff - Presidente do Brasil
 



40º presidente da República Federativa do Brasil





Publicidade


Biografia de Dilma Rousseff - Quem é Dilma Rousseff?
A economista Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Filha de imigrante búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff (advogado e empreendedor) e da dona de casa Dilma Jane Coimbra Silva. Dilma Rousseff integrou organizações de esquerda que defendiam a luta armada como saída ao regime militar como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Ela ficou detida entre 1970 e 1972 durante a Operação Bandeirante (Oban), onde teria sido vítima de tortura, e no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Após a prisão mudou-se para o Rio Grande do Sul com Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, e ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Dilma Rousseff foi secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre de 1985 a 1988, no governo Alceu Collares. Ela também foi presidente da Fundação de Economia e Estatística entre 1991 e 1993; secretária estadual de Minas e Energia nos governos de Alceu Collares e Olívio Dutra. Em 2001, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). No ano seguinte foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia.

Em 2005, Dilma Rousseff foi nomeada para o cargo de ministra-chefe da Casa Civil, substituindo José Dirceu, que renunciou o cargo após o Escândalo do Mensalão. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República. Com o resultado da eleição de 2010, Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e chefe de governo, em toda a história do país. Em 2013 enfrentou um grande desafio de popularidade nas manifestações de junho, motivadas pelas tarifas de transporte, baixa qualidade dos serviços públicos e corrupção na política.

Eleita presidente da República, ela afirmou preferir ser tratada pela forma "presidenta", que é mencionada nos principais dicionários e até então de pouco uso. A maioria dos meios de comunicação ainda utiliza a palavra "presidente" ao se referir ao seu cargo.

Em 2014, Dilma Rousseff se reelegeu no segundo turno das eleições para o mandato de janeiro de 2015 a janeiro de 2019.

Ficha de Dilma Rousseff:
Nome completo: Dilma Vana Rousseff
Data de Nascimento: 14 de dezembro de 1947
Local de Nascimento: Belo Horizonte - Minas Gerais
Partido: Político: PT
Profissão: Economista

Mandato de Dilma Rousseff:
Início do mandato: 1º de janeiro de 2011
Tempo de mandato: Em exercício
Vice-Presidente: Michel Temer
Precedido por: Luiz Inácio Lula da Silva
Sucedido por: a definir

Todos os presidentes da República Federativa do Brasil