Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República Federativa do Brasil < Todos os presidentes do Brasil < História das Eleições < Dossiês < Duplipensar.net  

 
Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil
 



39º presidente da República Federativa do Brasil





Publicidade


Biografia de Luiz Inácio Lula da Silva - Quem é Luiz Inácio Lula da Silva?
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caetés, interior de Pernambuco em 27 de outubro de 1945. Aos sete anos sua família migrou para o Estado de São Paulo, seguindo o caminho de inúmeros migrantes nordestinos. A família se mudou para Guarujá, quatro anos depois a família se mudou para a capital do estado. Na adolescência Lula foi trabalhou numa tinturaria, foi engraxate e auxiliar de escritório. Concluiu o curso de torneiro mecânico no SENAI em 1963 e consegue emprego no mesmo ano. Anos depois, muda-se para São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. Em 1968 ingressou no sindicalismo, no ano seguinte foi eleito diretor e depois presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Em 1978 tornou-se conhecido nacionalmente com as greves do setor metalúrgico. Coma repercussão na mídia amadureceu a idéia de fundar o Partido dos Trabalhadores, concretizado em 1980. Lula é co-fundador e depois se tornou presidente de honra do PT. No ano seguinte Lula foi preso por vinte dias devido às greves no ABC paulista. Tornou-se ainda mais popular. Como a legislação vigente proibia apelidos para os candidatos incluiu o apelido "Lula" em seu nome para disputar as eleições para governador de São Paulo em 1982 como Luiz Inácio Lula da Silva. Não conseguiu se eleger, mas ficou ainda mais conhecido. Em 1984 durante a campanha para as eleições diretas para presidente (Diretas Já) foi destaque nos discursos, apesar da derrota da emenda no congresso. Dois anos depois se elegeu deputado federal constituinte. Em 1989 chegou ao segundo turno na primeira eleição direta do Brasil após o regime militar. Perdeu para Fernando Collor de Mello do PRN. Em 1994 e em 1998 disputou novamente e perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas ocasiões.

Com um discurso mais moderado, um vice-presidente empresário do Partido Liberal e uma proposta de governo sem assustar o mercado Lula conseguiu vencer as eleições de 2002 com o slogan "Agora é Lula". A esperança venceu os ataques ao neoliberalismo. Seu governo tem como destaque o programa Bolsa Família, os pontos negativos são os escândalos de corrupção para votação de emendas pró-governo (escandâlo do mensalão) e dos resultados aquém das promessas de campanha. Lula foi reeleito em 2006 no segundo turno. É o segundo presidente a se reeleger no Brasil.

Ficha de Luiz Inácio Lula da Silva:
Nome completo: Luiz Inácio Lula da Silva
Data de Nascimento: 27 de outubro de 1945
Local de Nascimento: Caetés (PE)
Primeira-dama: Marisa Letícia Rocco Casa
Partido: Político: PT
Profissão: Metalúrgico

Mandato de Luiz Inácio Lula da Silva:
Início do mandato: 1º de janeiro de 2003
Tempo de mandato: 1º de janeiro de 2011
Vice-Presidente: José Alencar
Precedido por: Fernando Henrique Cardoso
Sucedido por: Dilma Rousseff

Candidatura à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva:
Perfil de Luiz Inácio Lula da Silva nas Eleições 2006.

Todos os presidentes da República Federativa do Brasil


Especial Eleições 2006